Programa Revisão de Memórias

Criado e implementado pela Gerontóloga Magda Rainho


ENQUADRAMENTO

As emoções, os sentimentos e os afetos são inerentes à humanidade. É neste pressuposto que se pretende incidir com a intervenção direta e indireta na abordagem da psicologia positiva com a intenção de gerir os padrões, os estereótipos e crenças associadas ao envelhecimento de que a pessoa idosa já não é capaz de adquirir novas aprendizagens não valendo a pena investir na mesma, o que consequentemente origina pensamentos, sentimentos e emoções negativas.

Sabe-se que se se desenvolver uma perspetiva positiva e otimista relativamente à velhice, a atenção reverte-se para os aspetos positivos das pessoas e das situações, o que se reflete numa maior a facilidade em lidar com os desafios, resolvê-los e evitar preocupações desnecessárias. Assim, desfrutar do melhor que cada circunstância oferece, transformando os pensamentos associados às perdas nesta fase da vida.

O Programa Revisão de Memória enquadra-se no Eixo Estratégico da Saúde, do ENEAS, que até 2025 procura a "promoção de iniciativas e práticas que visam reduzir a prevalência, adiar o aparecimento e controlar o agravamento e o impacto das doenças crónicas e da redução das capacidades físicas e mentais nas pessoas idosas e potenciar a sua autonomia". Por outro lado, constitui-se por quatro partes – (I) boas vindas; (II) tema principal, (III) momento de relaxamento e (IV) avaliação da sessão, evidenciando-se a sua particularidade não farmacológica, com os seguintes pressupostos de ação:

  • Orientadas para a realidade – evocação de aspetos da realidade temporal, espacial e pessoal, desenvolvendo o sentimento de pertença;
  • Reminiscência – recordações que proporcionam uma continuidade entre o passado e o presente ao reviver experiências, conquistas e eventos felizes, atribuindo um novo sentido à narrativa pessoal;
  • Remotivação – recuperação do interesse pela vida e pelas circunstâncias presentes, preservando as trajetórias já vivenciadas. 

OBJETIVOS

Objetivo geral
Ressignificar o dia-a-dia das pessoas idosas com valores positivos, perspetivando a sua vivência com felicidade, esperança e amor.

Objetivos específicos
- Proporcionar uma sensação de bem-estar e de coesão grupal;
- Melhorar a autoestima, a autoconfiança e a autonomia;
- Estimular o juízo crítico e o raciocínio;
- Incentivar à expressão de sentimentos e/ou de emoções;
- Ressignificar a identidade de cada um, através da aceitação do self;
- Minimizar sentimentos e/ou emoções negativas;
- Capacitar para prática de momentos de relaxamento com atenção plena;
- Habilitar para um melhor enfrentamento dos desafios da vida quotidiana.

SESSÕES


Entre nesta viagem de felicidade, amor e esperança 👇


RESULTADOS

EDIÇÃO I

  • Redução da depressão em 3 elementos entre 1 a 3 pontos de diferença (Escala de Depressão Geriátrica);
  • Menor índice de ansiedade em 2 elementos entre 4 a 6 pontos de diferença (Inventário de Ansiedade Geriátrica);
  • Aumento da satisfação com a vida em 2 elementos entre 3 a 5 pontos de diferença (Escala de Satisfação com a Vida);
  • Aumento da qualidade de vida em 3 elementos entre 3% a 26% pontos de diferença (Whoqol-Old).


Espreite abaixo os pequenos e valiosos feedbacks deste maravilhoso grupo da 1ª Edição 👇

Temos que nos tornar na mudança que queremos ver!
Mahatma Gandhi